Muita gente chega à minha consulta dizendo que cortou o carboidrato ou que o reduziu a quantidades mínimas para conseguir emagrecer. Mas será que isso realmente acontece ou será que acontece de forma saudável?
Esse conceito partiu da dieta “Atkins”, a qual preconiza que o valor calórico consumido diariamente deve ser basicamente das fontes de proteínas e gorduras e uma quantidade ínfima de carboidratos.
Para entender como essa dieta funciona, seus efeitos e a importância dos carboidratos, vou explicar de forma resumida como é nosso metabolismo:
Diariamente nós gastamos energia para vivermos e realizarmos nossas atividades. Essa energia é expressa como GASTO CALÓRICO ou ENERGÉTICO. Para repor esse gasto nós consumimos alimentos que serão metabolizados e fornecerão energia (calorias) ao nosso corpo. É por isso que quando comemos mais calorias do que gastamos aparecem os quilinhos indesejáveis.
Basicamente três grupos fornecem energia quando metabolizados: Os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Cada um deles tem sua importância, exercendo funções específicas no organismo (as quais não entrarei em detalhes aqui); No entanto, o mais eficiente deles para disponibilidade rápida de energia é o carboidrato; Ele forma reservas no fígado e músculos para fornecer energia e poupar o uso das proteínas musculares.
O excesso de carboidrato na alimentação pode ser metabolizado e virar gordura para reserva, o que não é nem um pouco desejado por quem se preocupa com o peso. No entanto, quando o cortamos da dieta e os estoques do fígado e músculo acabam, o corpo metaboliza as proteínas musculares e gordura para fornecer energia. Assim, acabamos perdendo parte de nossa massa magra ou massa muscular. Se lembrarmos que grande parte da água corporal está nos músculos, a perda de peso que ocorre nesse tipo de dieta se deve em grande parte da perda de água e massa muscular, além da gordura.
Por outro lado, se mantivermos porções pequenas de carboidratos em todas as refeições e dando preferência aos carboidratos complexos: Cereais integrais, frutas, legumes etc. teremos quantidade suficiente para manter nossas reservas de energia, levando a uma perda de peso saudável, sem perder nossa massa muscular.
Como vimos aqui, os carboidratos podem sim levar ao ganho de peso quando consumidos em excesso, principalmente os carboidratos simples (como o açúcar). No entanto os carboidratos integrais, frutas e legumes podem e são importantes aliados na perda de peso saudável quando consumidos em quantidades adequadas todos os dias.
Nunca siga dietas sem informações de um profissional!
13 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário